segunda-feira, 5 de julho de 2010

Décimo Quarto Dia de Viagem

Cumuruxatiba: (cumuxa - maré baixa e tiba - maré alta, mar batendo nas falésias) cidade praiana no sul da Bahia, bem tranquila nesta época de junho. Tem cerca de 4 mil habitantes. Vive do turismo e da pesca. Cidade muito bonitinha, que beira a praia da Paixão. Lembra litoral norte de São Paulo, tipo Juquehy. 
Junior acordou 5 horas da manhã e saiu para caminhar até a praia do Arnaldo e viu o nascer do sol, muito bonito. Mari e Ana, mais preguiçosas, foram acordadas 8 da manhã para tomar café da manhã na pousada Axé. Café da manhã bem caprichado e tudo fresquinho. Mari e Ana saíram para caminhar na praia, enquanto Junior lia livro. Voltamos a tempo de ver o jogo do Brasil contra Portugal, jogo chato. De tarde, Mari e Ana foram comprar biquinis. Voltamos e fomos dar um mergulho no mar. Mar tranquilo, sem muitas ondas, com muitos barcos. A praia tem muitas algas. Existe um pier destruído no mar. O pier de Cumuruxatiba se incorporou à paisagem do lugar, construído nos anos 50 por uma empresa alemã com objetivo de facilitar o acesso de navios à praia para retirada da areia monazítica, que é medicinal. É o segundo maior píer do mundo, com mais de 600 m de extensão. Vários turistas vão para a praia se enlamear desta areia.
Não colocamos no post anterior, mas jantamos no lanche do 14, trailer de lanches, o unico aberto àquela hora.
Neste dia, fomos no restaurante Ema e comemos três PFs de peixe Sarda, arroz, feijão e salada. Apesar das moscas atrapalhando-nos, a comida estava boa. A indicação foi de Nadir e Terry, casal que fizemos amizade na barraca do Régi. Barraca do Régi: melhor barraca em frente ao mar para tomar uma cerveja e comer bolinhos de aipim, especialidade da casa. Muito bom! Recomendamos lá, até porque tem cadeiras de madeira para se sentar em frente ao mar. Nadir, amiga de Regi, mineira de Teophilo Ottoni (sim, o mesmo do Serro) passou grande parte da vida na Inglaterra. Lá conheceu Terry seu marido, e vieram morar em Cumurux... Terry pouco fala português e Mari arriscou trocar umas palavras com ele. Eles tem dois cachorros ótimos: Bruce, rotweiller nenê grandão e Toby, cocker pretinho sujo de areia. Os cachorros só entendem em inglês, haha.
De noite, com preguiça de sair, tomamos chocolate quente feito no fogareiro com bolachas. Dormimos.
Junior lendo na rede da pousada
um pedaço de praia
píer
Onde esta Ana?
 anoitecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário