Dados: destino da balsa: Mocambinho. preço: 15 reais/carro.
Junior diz "to parecendo um artista aqui"
travessia no Velho Chico
Chegamos em Jaíba e paramos no Centro Automotivo para chegar os pneus e desamassar o peito de aço. Fomos muito bem atendidos por Junior (não o nosso, claro). Consta e-mail e telefone nos Dados deste post. Passamos pelo maior Projeto de Irrigação do Brasil. Seguimos até a cidade de Monte Azul, nome da nossa antiga rua, e almoçamos por lá. Ana assumiu o volante pela primeira vez na viagem e pegou a pior parte (divisa MG-BA) cheia de caminhões. Junior ficava a todo momento "aconselhando" (conselhos do tipo "SOCA O PÉ, ANA CRISTINA!!!"), e assim foi, com Mari rindo muito dos dois. Procuramos sorveteria em Pindaí, já na Bahia, que é mais uma pindaíba, porque nem sorveteria tem. Passamos por Caetité e paramos em Ibiassucê para tomar sorvete. O sorvete era 0,60 centavos a bola, por issso Junior se empolgou e pegou 6 bolas de sorvete (que tinham os sabores milho verde, leite condensado, tutti fruti e coco). O problema é que o sorvete era péssimo... que aumentou a dor de barriga de Junior que só foi aliviada ao chegar no destino final, por causa dos péssimos banheiros pelo caminho. Passamos por Brumado, onde tinha extração de Magnesita e chegamos, depois de 700km, em Rio das Contas - que é a porta Sul principal da CHAPADA DIAMANTINA.
Rio das Contas: logo que chegamos, achamos a cidade uma graça, mais bonita que muitas cidades históricas mineiras. Tem as avenidas mais largas e um conjunto arquitetônico muito bem preservado. Antes, era um quilombo que se chamava Pouso dos Crioulos, porque quandos os bandeirantes chegaram à região encontravaram aqui negros e índios. A cidade viveu da extração do ouro no século XVIII e, como tantas outras, caiu em decadência. Por isso, foi preservada até virar patrimônio histórico e natural em 1958. Tem cerca de 4 mil habitantes. Sua economia hoje se baseia no artesanato e no turismo. As comunidades em volta são a base de agricultura, que são dois quilombos na parte de baixo, e uma comunidade portuguesa na parte de cima da serra. A serra tem um dos picos mais altos do nordeste, o Pico das Almas, que dizem ter uma paisagem muito bonita - porém não o visitamos. A cidade, mesmo, já tem 1200 m de altitude.
Dados: Centro Automotivo (38) 3833-2223 pneuseservicos24horas@hotmail.com
Agradecimentos: todas essas informações nos foram dadas pelo Fernando Pinto, que tem uma loja e faz ecoturismo, o Pouso dos Creoullos e que trabalha na secretaria da cultura. Só o encontramos, na verdade, no dia seguinte. Graças a ele, também pudermos conhecer a igreja de Sant'Ana. Somos muito gratos por toda a atenção e o carinho que ele nos deu. E-mail para contato pousodoscreoulos@gmail.com; site nos Links.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Prefeitura ao fundo
Ana adora bandeirinhas HAHA
Quero um autográfo!!! Que galão na balsa!!!!(hahaha)
ResponderExcluir